O GRUPO EXPORLUX é um dos líderes Nacionais no sector da Iluminação Técnica Interior, Exterior e Pública. Fundada em 1987, a EXPORLUX tem a sua indústria localizada em Águeda, goza de um forte reconhecimento no que toca à criatividade, flexibilidade e qualidade do produto.

Sempre na procura de tecnologia de excelência no funcionamento e rendimento dos produtos, a sua filosofia é baseada no desenvolvimento de sistemas que minimizem o consumo energético com utilização responsável e racional dos recursos, apoiada por uma política responsável de reciclagem e pelo processo contínuo de investimento em I+D. No coração da empresa, a EXPORLUX possui um avançado centro de investigação e desenvolvimento nas áreas de ótica, eletrónica e fontes luminosas. Este centro desenvolve e realiza todos os estudos necessários para o desenvolvimento e industrialização dos produtos, garantindo desta forma, os melhores resultados.

A EXPORLUX está presente em vários mercados Europeus, Africanos e do Médio Oriente, desenvolvendo soluções para obras de grande relevo no mundo da arquitectura.

A EXPORLUX goza de um forte reconhecimento no que toca à criatividade, flexibilidade e qualidade. A procura de tecnologia de excelência no funcionamento e no rendimento dos produtos, é o factor chave para o exito da empresa. As frentes de investigação da Exporlux incluem todos os componentes dos sistemas de iluminação:

  • Fontes luminosas inovadoras
  • Uso de materiais sustentáveis
  • Sistemas de Controlo de Qualidade

A EXPORLUX possui um avançado Centro de laboratórios de investigação e desenvolvimento. Com as suas divisões de optica, electrónica, materiais e fontes luminosas. Este centro, desenvolve e realiza todos os estudos necessários, para preparar a industrialização dos produtos, garantindo desta forma os melhores resultados no que respeita à qualidade e cumprimento de normas internacionais.

A filosofia da EXPORLUX baseia-se no desenvolvimento de sistemas que minimizem o consumo energético, na utilização responsável e racional dos recursos, evitanto o uso de energias não renováveis, numa política responsável de reciclagem e num processo contínuo de investimento em I+D.

Outras empresas do GRUPO:

Missão

Existimos para servir melhor

A luz altera as nossas emoções, proporcionando-nos uma sensação de bem estar, a nível fisico e mental. A luz na quantidade certa, no local e tempo certos, suporta a actividade, promove o vigor e activa a sensação de conforto.

Desde o surgimento da ideia inicial e do seu contexto até à execução e implantação, a EXPORLUX desenvolve todos os passos da vida de um projecto. Apresenta soluções e ideias que enriquecem os espaços e abrem caminho ao imaginário. Aposta na diversidade e dirige-se a pessoas exigentes e interessadas em explorar novas soluções.

Procuramos satisfazer os nossos clientes com a qualidade dos nossos serviços, produtos e soluções.

Estamos contudo sempre receptivos para as sugestões e ideias de iluminações, garantindo produtos de origem nacional de boa fiabilidade e resistência. A nossa filosofia é baseada no desenvolvimento de sistemas que minimizam o consumo energético, na utilização responsável e racional dos recursos, evitanto o uso de energias não renováveis, numa política responsável de reciclagem e num processo contínuo de investimento em I+D.

Missão

Responsabilidade Social

O nosso compromisso com a Comunidade

A EXPORLUX interpreta a sua Responsabilidade Social como o conjunto de deveres e obrigações da Instituição em relação à Comunidade em que está integrada e aos grupos de interesses específicos que dependem da sua actividade: os Clientes, os Fornecedores, os Accionistas e os Colaboradores. O nosso compromisso com a Comunidade assenta na defesa intransigente de princípios de ética, transparência e respeito pelas normas que regulam a nossa atividade, o relacionamento com os Clientes, a promoção da qualidade do serviço, na subscrição de códigos de conduta e de boas práticas, no respeito pelos colaboradores proporcionando as melhores condições profissionais e pessoais e promovendo a sua formação contínua para o desenvolvimento do talento de cada um e, também, no apoio contínuo e empenhado às atividades sociais e culturais, dando resposta às necessidades reais da sociedade.

A EXPORLUX segue, desde a sua origem, um conjunto de práticas e princípios orientadores, cuja aplicação assegura uma gestão diligente, eficaz e equilibrada dos interesses de todos os seus Accionistas e demais partes interessadas (stakeholders). A EXPORLUX mantém uma relação responsável com os seus Fornecedores baseada numa avaliação contínua e na partilha dos valores de sustentabilidade. Em todas as operações da EXPORLUX privilegia-se a compra a Fornecedores do próprio país. No âmbito das actividades que integram a gestão da cadeia de fornecimento é efectuada uma avaliação anual aos Fornecedores (todos os fornecedores são avaliados), sendo considerados parâmetros como:

  • Qualidade dos produtos / serviços prestados
  • Cumprimento do prazo de entrega
  • Preço acordado com o fornecedor
  • Quantidade rececionada = quantidade requisitada

A actuação da EXPORLUX no âmbito da qualidade de serviço centra-se em duas vertentes: Mercado (através da avaliação da concorrência) e Clientes (através da avaliação da sua opinião). Envio de questionários ao Cliente, para obter o grau de satisfação dos mesmos em relação a EXPORLUX. A avaliação global foi de 4 valores (Bom) numa escala de 1 a 5. A EXPORLUX disponibiliza produtos e serviços que incorporam preocupações sociais e ambientais (lâmpadas economizadoras, compactas fluorescentes e leds), bem como o cumprimento das exigências do Regulamento REACH.

A EXPORLUX tem vindo a desenvolver políticas que permitem obter um maior equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal dos Colaboradores. Como reforço à estratégia comercial, foram criados e implementados ambiciosos projectos formativos, alargados a todos os Colaboradores da empresa. Estes Programas têm como objectivos:

  • Potenciar o contínuo crescimento da EXPORLUX de forma sustentada
  • Actualizar e reciclar os conhecimentos técnicos dos colaboradores
  • Melhorar as competências formais de comunicação dos colaboradores ao nível empresarial e na Língua Inglesa
  • Desenvolver competências de relacionamento interpessoal
  • Reforçar as condições de empregabilidade dos colaboradores
  • Conhecer novas técnicas de venda e Marketing
  • Manter e melhorar as condições de certificação para a qualidade
  • Reciclar e aperfeiçoar conhecimentos técnicos na área da electrónica e soldadura
  • Rever e introduzir novos mecanismos de actuação ao nível da produção

As formações integram as metodologias, On The Job e presencial. A EXPORLUX pretende continuar a aposta no crescimento sustentado e considera que este tem necessariamente de ser acompanhado por uma aposta clara na reciclagem, actualização e aperfeiçoamento dos conhecimentos e competências técnicas e humanas dos seus colaboradores, bem como na visão e definição de novas orientações no trabalho produtivo. Só assim é possível garantir a continuidade de um produto de topo, assente na qualidade e na excelência. A maior parte da estrutura humana da EXPORLUX possui médias/baixas qualificações, pelo que a Formação Profissional representa um instrumento extremamente valioso. O levantamento das necessidades passou pela auscultação de todos os colaboradores, definindo-se um plano abrangente de todas as áreas implicadas no âmbito de actividade da empresa.
Algumas das acções de formação desenvolvidas:

  • Inglês Inicial
  • Inglês Comercial
  • Auditorias da qualidade
  • Sensibilização para a qualidade
  • Técnicas de programação
  • Electrónica – regras básicas de manuseamento de componentes
  • Electrónica – procedimentos gerais
  • Aperfeiçoamento em Soldadura - LEAN
  • Células de Montagem e Fabricação em Fluxo Unitário - LEAN
  • Abastecimento Normalizado - LEAN
  • Planeamento Pull Flow
  • Ecodesign
  • Rotulagem Ambiental
  • Sensibilização em Higiene e Segurança no Trabalho
  • 1ºs Socorros
  • Técnicas de venda

A EXPORLUX tem ainda celebrado com o CNO da ESMC (Escola Secundária Marques Castilho) um protocolo de cooperação. A proposta de valor da EXPORLUX para os seus Colaboradores contempla um vasto conjunto de benefícios, que pretende contribuir para melhorar o nível de bem-estar dos seus colaboradores e das suas famílias.
É exemplo disso:

  • Seguro de saúde para os colaboradores
  • Protocolo com instituições financeiras para melhor acesso a financiamento

A Exporlux materializa a sua estratégia de envolvimento com a comunidade externa essencialmente em quatro áreas de actuação:

  • Promoção e divulgação da Cultura e Actividades Comunitárias
  • Promoção da Educação e Investigação
  • Promoção de Acções de Solidariedade
  • Apoio a Serviços de Saúde


SOLIDARIEDADE SOCIAL

- Mão Amiga, Associação Nacional de Solidariedade Social - Vila Nova de Gaia
Esta associação tem como objectivo social, o combate à fome, à pobreza, auxílio a famílias carenciadas, crianças desprotegidas e mal tratadas, mães solteiras e abandonadas e não esquecendo os atingidos por catástrofes. Faz ainda parte como plano de actividades e objectivos sociais desta associação, a ajuda material, encaminhamento social, ajudas técnicas e orientação para o emprego.

- Associação Novo Olhar – Figueira da Foz
Esta associação tem como objectivo social a prevenção do HIV-Sida, prevenção da toxicodependência, redução de riscos e minimização de danos, intervenção familiar, intervenção junto de população carenciada e excluída socialmente.

- Olhar Futuro, Associação de Solidariedade – Vila Nova de Gaia
Os projectos desta instituição, baseiam-se no apoio a Jovens e crianças em risco. O Projecto "Crescer Sem Risco", apoio de ajudas técnicas. O Projecto "Risco Zero", apoio à família. O Projecto "Vidas Seguras", apoio a idosos. O Projecto "Desafios á Ternura". Todos estes apoios são desenvolvidos tendo por objectivo o apoio á comunidade, em especial á população carenciada, promovendo a sua integração social e comunitária. Protecção ao idoso e população deficiente. Formação profissional para adultos. Centro de acompanhamento para crianças carenciadas. Serviços de apoio domiciliário. Protecção á infância e juventude.

- Junta de Freguesia de Valongo do Vouga - Valongo do Vouga


CULTURA

- Academia Portuguesa da Cultura e Solidariedade de Águeda - Águeda

- Associação Cultural dos Surdos de Águeda - Águeda
Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos, que tem como objectivos a integração social comunitária, cultural e profissional dos surdos e o seu âmbito de actuação é a nível Nacional.


SAÚDE

- Hospital de Santo André de Leiria - Leiria
Unidade de cuidados especiais Pediátricos que presta cuidados de saúde diferenciados aos recém-nascidos, crianças e adolescentes em articulação com todos os prestadores de cuidados de saúde intra e extra hospitalares.


ENSINO E INVESTIGAÇÃO

- Agrupamento de Escolas de Valongo do Vouga - Valongo do Vouga
Fazem parte deste agrupamento escolas básicas e jardins-de-infância.

 

A EXPORLUX é ainda associada da AEA - Associação Empresarial de Águeda, que promove e apoia o tecido empresarial de Águeda. No âmbito das suas políticas de apoio às instituições de ensino locais (Escola Secundária de Adolfo Portela, Escola Secundária Marques de Castilho, etc.) em que é dada a possibilidade aos seus formandos/ estudantes de desenvolverem os seus estágios curriculares e adquirirem experiência profissional na EXPORLUX. Dentro deste âmbito são ainda proporcionadas às instituições de ensino a possibilidade de fazerem visitas de estudo às Instalações da empresa.

A EXPORLUX encara a gestão dos aspectos ambientais como uma responsabilidade transversal a toda a empresa. Em 2011, deu-se continuidade a um conjunto de iniciativas internas e externas, no âmbito da responsabilidade ambiental, que contribuíram para a diminuição do consumo de papel e a protecção do meio ambiente. É feita a reciclagem de todos os resíduos, através da existência de contentores próprios dentro das instalações da empresa, a EXPORLUX possui uma ETAR para tratamento das águas antes de estas irem para os esgotos, sendo que os resíduos que incorporam produtos químicos vão para um tanque de retenção para posteriormente ser recolhido. Ao nível eléctrico existe a preocupação de utilizar sistemas de iluminação de baixo consumo, São feitas acções de sensibilização junto dos colaboradores para as boas práticas ambientais.

Showroom

Um espaço que pode visitar e no qual pode sentir os nossos produtos....

O espaço que pode visitar, e no qual pode escolher os mais diversos produtos para concretizar o seu projecto. Espaço no qual acolhemos os nossos Clientes mais exigentes, disponibilizando-lhes uma equipa de atendimento qualificada, que lhes dedica toda atenção, apresentando-lhes soluções standard ou personalizadas.

Responsabilidade Ambiental

Utilização mais racional, eficiente e ambientalmente adequada dos recursos

A Exporlux assume o comprimisso de realizar uma utilização mais racional, eficiente e ambientalmente adequada dos recursos disponíveis através da internalização de preocupações ambientais nas práticas diárias de funcionamento, com o objectivo de promover a sustentabilidade e reduzir a pegada ambiental.

Política de Qualidade

O sucesso do negócio e evolução da EXPORLUX depende da total satisfação do Cliente

A Exporlux entende que a total satisfação do Cliente é o princípio base para o sucesso do negócio e evolução da empresa. Para tal, a política da empresa assenta no fornecimento de produtos de acordo com as especificações, exigências e necessidades de cada Cliente, garantindo a confiança, satisfação, flexibilidade e padrões competitivos de qualidade, preços e prazos, assegurando todo o apoio, acompanhamento e serviço pós venda, de forma a exceder as expetativas do Cliente. A Exporlux, tendo como principal objetivo a conceção, fabricação e comercialização de aparelhos de iluminação, numa perspetiva da contínua modernização e profissionalização da atividade e de aumentar o seu valor acrescentado.

Os cookies ajudam-nos a prestar os nossos serviços de forma mais eficaz e eficiente. Ao utilizar os nossos serviços, concorda com a nossa politica de utilização de cookies.