Filtro
resetReset

2700K - 6400K

1lm - 35000lm
1W - 500W
Notícias
LOUNGE VIP da TAP
2018-06-28
Partilhe

O TAP VIP Lounge apresenta um plano retangular com forte expressão longitudinal como uma das suas fachadas, a maior, totalmente revestida com vidro, permitindo uma visão sobre a pista. A escolha de formas côncavas nas outras paredes constituí um elemento eficaz de otimização acústica, juntamente com revestimentos absorventes nas paredes e pavimentos utilizando tecido e cortiça. A iluminação do espaço é completada por holofotes embutidos no tecto e luminárias de cortiça circulares que definem zonas e as várias funcionalidades do espaço.

A existência dos 12 pilares no interior do espaço original determinou a necessidade da sua utilização formal e simultaneamente o seu uso como fontes de iluminação, recorrendo a formas circulares que descem elipticamente do tecto. Essas formas circulares sugerem a exploração da linha curva no plano bidimensional (plano arquitectonico) e no plano tridimensional (sofás individuais e colectivos). 

O espaço foi pensado posicionando a área da recepção numa posição central a partir da qual, depois de filtrado por dentro, poderemos facilmente apreender o espaço do inteiro. O Lounge é dividido em diferentes funções/ áreas que estão estritamente ligadas a diferentes utilizadores e a diferentes formas de usar o espaço. Uma vez lá dentro, podemos encontrar áreas de descanso, áreas de trabalho, áreas de permanência informal, zona de alimentação, todas elas com wc, zona de refeições e áreas de backoffice.

O projecto e a construção do projecto duraram 12 meses estando agora a uso no Aeroporto Internacional de Lisboa. Uma pesquisa intencional foi feita de forma a resolver os problemas habitualmente encontrados nestes espaços. O uso de cortiça natural e tecidos de algodão foi cientificamente estudado para conceber um ambiente acusticamente controlado. Com essa pesquisa foi possível compensar o uso de superfícies refletoras, como o vidro, para ampliar as dimensões da sala e aumentar a percepção de luz. 

Direitos de Autor do texto da A'Design Award.

Notícias
Exporlux - Arrow Slide
Exporlux - Arrow Slide